• Atendimento: 08h às 18h
  • Central de Vendas: 11 4788-3800
  • Email: comercial@indusloc.com.br

Blog

Acompanhe nossas publicações

Curvador de Tubos Hidráulico

Curvador de Tubos hidráulica

O Curvador de Tubos utiliza tubos de ½” a 3”com paredes de 2,75 a 4,5mm e eixo até 2”(SAE 1045). Se referindo a capacidade do Curvador de Tubo e matriz disponível, não podemos garantir que todos os tubos dentro desta faixa de DIÂMETRO X ESPESSURA DA PAREDE possam ser curvados. Verifique antes de escolher o tipo de Curvador de Tubos.
Para curvas sem dobras ou amassamentos, consulte o seu distribuidor ou fabricante de tubos para a escolha adequada.
Garante a capacidade do produto e seus dispositivos.
Existem tubos de condução e tubos estruturais. Utilize a matriz que mais se aproxima de diâmetro externo.
As curvas geradas por este produto podem gerar algumas imperfeições/riscos e/ou pequenas deformações que para este tipo de curvador é considerado normal.

Quanto mais espessa a parede do tubo, melhor é a curvatura do curvador de tubos.

Principais Tubos Utilizados para Curvatura:

– Tubo de Cobre;
– Tubo de Aço Inox;
– Tubo de Construção Civil;
– Tubo para Calderaria;

A curvador tubos, foi desenvolvida para curvar tubos a frio, sem a necessidade de enchimento, para as bitolas de ½ a 3”,podendo ser de acionamento manual para pequenas e medias produções ou opcionalmente com acionamento motorizado para grandes produções.
Este Curvador de Tubos destina-se exclusivamente a tubos com características construtivas conforme Norma DIN 2441 e Schedulle 40. Estes tubos possuem paredes com espessuras consideradas “grossas”.

 

O Curvador de Tubos é formada, basicamente, dos seguintes conjuntos:

ARMAÇÃO
Estrutura do curvador de tubos, é construída com chapas de aço laminado SAE 1020, inteiramente soldada, que permite a absorção do esforço do cilindro hidráulico. A interligação das “asas” superior e inferior é efetuada por meio de flange, com alojamento para o conjunto do cilindro hidráulico. A armação é montada sobre tripé desmontável, constituído da base do tripé e de 3 pernas, montadas com parafusos de travamento.

SISTEMA HIDRÁULICO
O sistema hidráulico do curvador de tubos, consiste de um cilindro hidráulico do tipo de simples ação, retorno por mola interna, com acionamento por bomba hidráulica manual acoplada, formando um único conjunto.
Este sistema está montado na armação, no flange de interligação das “asas”.

MATRIZES
São fornecidos juntamente com o curvador de tubos, dois pares de contra-estampos, que consiste em peça de material fundido, com 3 faces e um furo central, para montagem do pino de travamento nas asas. Além disso, são fornecidos 8 estampos com as medidas de ½ a 3”, para montagem na ponta da haste do cilindro.

Diâmetro nominal Diâmetro externo Espessura parede Raio curvatura
TAB 4-1 AISI (minima recomendado) (minimo)
(ASA B-36.10)
½ 21,34 mm 2,77 mm 40 mm
¾ 26,67 mm 2,87 mm 60 mm
1 33,40 mm 3,38 mm 80 mm
1 ¼ 42,16 mm 3,56 mm 100 mm
1 ½ 48,26 mm 3,68 mm 115 mm
2 60,33 mm 3,91 mm 165 mm
2 ½ 73,03 mm 5,26 mm 245 mm
3 88,90 mm 5,49 mm 290 mm

Instruções de uso:
a) Deve-se montar o estampo do Curvador de Tubos ( de acordo com o tubo a ser dobrado), na ponta da haste do cilindro, e os contra-estampos no curvador de tubos, travando com os respectivos pinos de escora, obedecendo as respectivas furações ( indicadas na face da asa superior ) coloca-se o tubo.
b) Travados os pinos de escora, o curvador de tubos esta pronta para o funcionamento. Não esquecer de abrir (aliviar) o respiro de óleo ( na parte superior do corpo ) para possibilitar a entrada do ar quando do retorno da haste, que ocorre quando abre-se o registro
(manualmente).
c) Fechar o registro manualmente (encontra-se na lateral da parte traseira). OBS.: Nunca utilizar prolongador na alavanca do curvador de tubos, pois pode vir a danificar o pe da alavanca ( o curvador de tubos esta dimensionado para a alavanca original).
d) Quando chegar no fim do curso do cilindro hidráulico, graças a um dispositivo interno, a mesma deixa de avançar automaticamente.
e) Para retornar deve-se abrir suavemente o registro. (Somente aliviar, não e necessário abrir mais que 03 a 04 voltas para completar o retorno).
f) No termino do serviço fechar o respiro para evitar contaminação do óleo.

OBS.: Importante posicionar corretamente o tubo nos contra-estampos e verificar o correto posicionamento dos pinos de escora nas duas asas, pois caso contrario poderão vir a ser danificadas as pecas.
E importantíssimo observar que em todas etapas supra-mencionadas as operações sejam realizadas evitando a entrada de sujeira nos elementos do conjunto. Nunca utilizar estopa com equipamentos hidráulicos.

Armazenagem:
Para armazenagem do curvador de tubos por períodos superiores a 60 dias, aconselhamos, a cada trinta dias, que se proceda a um ciclo completo de avanço e retorno da haste do cilindro hidráulico do curvador de tubos, para que seja evitada, assim, a danificação dos elastômeros do curvador de tubos.