• Atendimento: 08h às 18h
  • Central de Vendas: 11 4788-3800
  • Email: comercial@indusloc.com.br

Blog

Acompanhe nossas publicações

7 Coisas que você precisa saber sobre Chaves de Torque

7 Coisas que você precisa saber sobre Chaves de Torque

Uma chave de torque é uma ferramenta usada para controlar e aplicar um torque específico em uma junta, como um parafuso ou uma porca. Para trabalho e manutenção geral e ou industrial.

Cada tipo de veículotem diferentes especificações de torque, definidas pelo fabricante, que devem ser respeitadas durante a manutenção do veículo. Não apenas para as rodas, mas também para qualquer outra peça aparafusada, como a cabeça do cilindro, uma solução de torque controlado deve ser usada para apertar com o torque necessário.

Quando no passado não era realmente o caso, hoje a maioria da indústria está bem ciente e é mais comum usando a combinação de uma chave de impacto e uma chave de torque. No entanto, ainda é necessário lembrar algumas recomendações importantes sobre essas ferramentas de alta precisão:

    1. Uma chave de torque é uma ferramenta de aperto. É uma ferramenta de aperto muito sensível, precisa e nunca deve ser usada para desapertar parafusos.
    2. Manuseie sua chave de torque tão cuidadosamente quanto você trata um instrumento de medição! A ferramenta chave de torque deve ser sempre guardada na caixa de armazenamento e protegida de qualquer choque, impacto e pancada.
    3. No final de cada dia, ou quando não for usado, a chave de torque deve ser redefinida para o valor mais baixo, para liberar a pressão da corda.
    4. Use apenas uma mão com um movimento fluente e contínuo . A maioria das chaves de torque tem uma marca na alça, isso é para indicar onde aplicar a pressão.
    5. Não use uma extensão no cabo . Isso prejudicaria o valor da chave de torque definido em ser corretamente sinalizado.
    6. Uma chave de torque evita, mas não evita o aperto excessivo! Quando o torque necessário for atingido, o sistema de controle de torque da chave será “ativado” e o operador ouvirá um som de clique nítido. Se você ouvir esse “clique” sem mover a chave no início, isso significa que o aplicativo já foi apertado demais. A boa prática aqui é começar de novo: Solte o parafuso primeiro, aperte com uma ferramenta adaptada e termine com a chave dinamométrica para alcançar o torque correto e seguro.
    7. Manutenção de ferramentas: Como uma ferramenta de alta precisão, uma chave de torque precisa ser recalibrada em uma freqüência regular, e é responsabilidade do usuário da ferramenta. Na IndusLoc, Recomendamos uma recalibração anual de ferramentas ou a cada 5000 ciclos, em um centro de serviço oficial. Sem mencionar que se a ferramenta foi derrubada ou danificada, ela deve ser enviada imediatamente para o serviço. Você sabia que você pode alterar a unidade quadrada da chave de torque sem alterar a ferramenta?